quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A MATEMÁTICA na VIDA das ABELHAS

As abelhas sabem Matemática? Pode parecer estranha essa pergunta, mas o matemático grego Papus de Alenxandria, que viveu entre os anos de 284 a 305, responderia que sim.
Papus observou que os alvéolos usados para armazenar o mel produzido para a alimentação das abelhas possuia a forma hexagonal.
Para armazenar o mel produzido, as abelhas precisam usar compartimentos individuais em forma de mosaico de modo a ocupar o menor espaço possível, sem deixar lacunas entre eles.
Dentre as possibilidades de formas, temos os triângulos, os quadrados e os hexágonos. As abelhas preferem os hexágonos, mesmo estes sendo mais dificeis de serem construidos. Por quê?
A resposta é simples: Papus conseguiu demonstrar que entre os polígonos regulares com o mesmo perímetro, possui maior área aquele que tiver maior número de lados, característica denominada de isoperimetria (que possui mesmo perímetro).
Este é o motivo que levam as abelhas as escolherem a forma hexagonal para construirem seus favos de mel, já que conseguem uma superfície maior gastando a mesma quantidade de cera